24 de julho de 2016

Kilmainham Gaol

Kilmainham Gaol - Dublim - Irlanda

Fundada em 1796, Kilmainham funciona como uma prisão até 1924. Durante a sua história, a prisão continha não só os criminosos comuns, incluindo mulheres e crianças, mas também os presos políticos. Durante a fome, algumas pessoas cometiam crimes, a fim de serem admitidas na prisão, onde lhes eram, pelo menos, garantida uma alimentação básica. Este estabelecimento prisional ficou tão cheio naqueles anos que os prisioneiros dormiam nos corredores.

Kilmainham Gaol - Dublim - Irlanda

A prisão faz parte da história Irlandesa principalmente quando a Irlanda lutou pela sua independência, pois aqui foram presos e executados muitos dos líderes da revolta de 1916. De todas as mortes e ordens de prisão, a mais famosa e infame foi a morte dos 14 líderes que falharam na revolta de 1916. Entre eles, estavam Padraig Pearce e o seu irmão William Pearse, James Connolly, Eamon Ceannt e Sean McDermott. Neste momento cruzes negras marcam o lugar onde eles foram executados no interior da prisão.

Kilmainham Gaol - Dublim - Irlanda

A execução dos lideres foi um desastre para os Ingleses, porque estimulou aqueles que estavam na oposição à rebelião a se juntarem pela causa da Liberdade Irlandesa que mais tarde levou à formação do Estado Livre da Irlanda em 1921.

É decididamente um local de extrema importância para a Irlanda.

Para conhecerem um pouco mais da história da Irlanda visitem o local e absorvam o que o silêncio da própria prisão tem para vos dar.


18 de julho de 2016

Rio Liffey

Ponte O'Connell - Dublim - Irlanda

À noite todo o rio Liffey, rio que divide a cidade de Dublim, é iluminado pelas diversas pontes que unem as duas margens. A conjugação das cores e a animação das pessoas (algumas muito "animadas"!) que por ali passam, fazem do local um ponto de visita obrigatório.


Rio Liffey - Dublim - Irlanda

Um pouco mais afastado da euforia do centro da cidade podem-se encontrar imensos espaços verdes e agradáveis junto ao rio. Alguns destes espaços com moradias que têm o privilégio de ter paisagens como a da imagem.


11 de julho de 2016

Campeões Europeus


Parabéns a Portugal pela merecida conquista!! Foi sofrida mas valeu a pena o sofrimento.
Deixo aqui algumas imagens dos festejos na cidade de Braga.









10 de julho de 2016

Portugal unido!


Este 2016 promete para Portugal nos campeonatos Europeus. Já temos 3 medalha de ouro no Campeonato da Europa de Amesterdão e agora a um jogo de ser campeão da UEFA Euro 2016!!

"Se tivermos de fazer um quadrado que o façamos"

Força Portugal!!


5 de julho de 2016

Feira Afonsina 2016

Figura 1 - Largo Cónego José Maria Gomes | Praça de Mercar
 A Feira Afonsina é uma festa organizada pela Câmara Municipal de Guimarães e este ano realizou-se entre os dias 23 e 26 de Junho retratando o episódio do "Recontro de Valdevez" que se traduziu num combate entre os exércitos de D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Castela. Este ano para além da Feira Afonsina, a cidade contou com mais datas e eventos festivos como o dia 1 de Portugal (24 de Junho) e a EDP Meia Maratona (26 de Junho).

A "Praça de Mercar" situada no Largo Cónego José Maria Gomes (Figura 1) representa o mercado de produtos frescos dos anos de cerca de 1141. Os produtos frescos da época eram comercializados ao som de pregões dos mercadores que juntamente com o aroma dos produtos frescos fariam de certo um ambiente inconfundível.

Figura 2 -Estátua de D. Afonso Henriques
Como padroeiro da festa Afonsina temos o D. Afonso Henriques (Figura 2). Este durante as primeiras lutas pela Independência de Portugal, teria usado um escudo branco com uma cruz azul (símbolo da feira Afonsina), a exemplo de seu pai, o Conde D. Henrique, cujas armas eram simbolizadas pela cruz em campo de prata.

Figura 3 - Viúva louca
O "Quelho das desgraças" representa o habitat dos larápios, dos pedintes, das meretrizes, dos loucos e dos empestados (Figura 3). O cenário de horror, que prevalece na rua estreita de João Lopes de Faria, é um dos mais conhecidos neste feira. Os sobressaltos, o medo e o terror são as emoções mais sentidas quando lá se passa.

Figura 4 - Lanças da época, zona de mercadores
Uma das principais actividades económicas da época Afonsina era o comércio. E como tal, todos aqueles que eram dotados da arte de criar objectos e utensílios de trabalho ou ócio, reuniam-se para mostrar e vender seus produtos. Estas estavam localizada por vários locais da cidade berço como por exemplo no Largo das Oliveiras (Figura 4).

Para além de todas estas actividades descritas existem muitas mais! Convido a todos a não perder a feira Afonsina para o próximo ano!!